Sempre que ouvimos falar de doenças bucais, lembramos logo das cáries, problema antigo e muito comum. Mas você sabe o que ela realmente é e como age nos dentes? Leia o artigo da dentista Márcia Inês Macoski, do Sesc em Chapecó, e saiba mais sobre os mitos e verdades sobre a cárie. Conheça as instalações e os serviços de Saúde do Sesc em Santa Catarina. Informe-se no espaço Relacionamento com Clientes do Sesc mais próximo sobre as possibilidades e marque a sua consulta em nossas clínicas. Mais informações clique aqui.
Mitos e verdades sobre a cárie A cárie dental acomete grande parte das pessoas, sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia mundial. Ela é uma doença infecto contagiosa, de origem bacteriana, transmitida de uma pessoa para outra. Conheça o que é mito e o que é verdade sobre ela.
Crianças têm mais cáries que adultos - Mito. A cárie pode se manifestar em qualquer idade. O que podemos dizer que difere é que os dentes decíduos (de leite) são mais facilmente dissolvidos pelos ácidos produzidos pelas bactérias.
Pessoas com aparelho ortodôntico têm mais cáries - Mito. Na verdade, o aparelho ortodôntico favorece uma maior retenção da placa bacteriana e dos resíduos alimentares dificultando a higiene, que se não for realizada de forma adequada e os cuidados diários redobrados, certamente aumentarão as possibilidades do aparecimento de cáries.
Mulheres grávidas têm mais cáries - Mito. O ditado popular "a cada gravidez se perde um dente", não é verdadeiro. As alterações hormonais, que são próprias da gravidez, podem acentuar problemas já existentes. Entretanto, uma adequada higiene diária manterá a saúde oral da mamãe em dia.
O açúcar é um grande vilão dos dentes, salgadinhos e bolachas também causam cáries - Verdade. A cárie é causada pelo ácido produzido por algumas bactérias presentes na boca. Ao ingerir qualquer tipo de doce ou carboidrato, este processo terá início, já que temos milhões de bactérias na boca. Estes alimentos quando mastigados tem forte aderência aos dentes, em especial nos espaços entre eles, dificultando a higienização.
Escovar os dentes e usar o fio dental, após as refeições, é a melhor forma de evitar a cárie - Verdade. A prevenção é sempre o melhor caminho. Com a correta higienização, conseguimos remover bactérias, eliminar a placa dental e até evitar vários fatores que causam o desagradável mau hálito.
Toda cárie provoca dor - Mito. A cárie inicia com o processo de perda de mineral do dente. Estas lesões são identificadas num simples controle com o cirurgião-dentista e desta forma, evita-se que a cárie avance a níveis mais profundos do dente (dentina e nervo) e traga maiores problemas, inclusive relacionados à dor.
Dar mamadeira às crianças durante a noite pode produzir cáries - Verdade. Chamamos de cárie de mamadeira. Ela é muito comum em crianças até 2 anos de idade. Está relacionada ao hábito da criança adormecer depois de se alimentar sem realizar uma higienização. A cárie é favorecida, já que a saliva que também funciona como agente de limpeza e proteção natural aos dentes, tem seu fluxo diminuído enquanto dormimos.
O chiclete pode ser benéfico para evitar cáries - Verdade. Mas, sempre quando o chiclete apresentar na sua composição somente o substituto do açúcar xilitol, que não provoca cáries. O chiclete estimula a salivação, que auxilia no retardo da progressão da cárie quando ela está num estágio inicial.
Dentes sensíveis geralmente têm cárie - Mito. Muitas vezes, a sensibilidade é provocada pelo desgaste no esmalte, como por exemplo, nos casos de exposição de raiz por retração gengival. A força empregada na escovação, a ingestão de alimentos ácidos e alguns medicamentos pioram a sensibilidade.
Garanta seu melhor sorriso visitando regularmente o dentista e não hesite em esclarecer todas suas dúvidas.
Márcia Inês Macoski, dentista do Sesc em Chapecó.
0 Comentários